"Queria apenas tentar viver aquilo que brotava espontaneamente de mim."

terça-feira, 17 de maio de 2016

poema da flor

















Havia uma flor no caminho
No caminho havia uma flor
Sozinha
Não faz primavera
Caída
Denuncia o outono
E apesar de doer a queda
Ela entende que de sua pequena morte
Vem a renovação
Vida
Em um novo botão

segunda-feira, 16 de maio de 2016

O imediatismo das relações

Às vezes a necessidade de amar pode atropelar o tempo natural das coisas. É bom ter um pouco de calma e deixar que o beijo dure, que abraço aqueça e que o silêncio fale. Intimidade é uma coisa que se constrói no presente, no calor de cada momento, a cada conversa, olho no olho. Tentar antecipar o futuro e pular todas as etapas de uma relação é decretar seu fim antes mesmo que ela comece. Há o tempo de observar, absorver e concluir. O amor tem um tempo.

Incomodam aquelas pessoas que não sabem viver um bom namoro no seu início e tentam, a todo custo, manter um "controle" da situação, ostentam segurança e enchem a boca pra falar as mais lindas juras de amor, quando na verdade estão desesperadas por um chão, ensandecidas em sua falta de experiência.

Mal sabem que correm um grande risco de perder a pessoa a quem destinam - ou pelo menos tentam destinar - seus corações carentes. Correm esse risco porque não são verdadeiras, nem com o outro e nem  antes, consigo mesmas. Insistem em não assumir suas falhas, em provar que sabem lidar com a situação - mesmo que nova e diferente de tudo o que já viveu -,  insistem em manter o controle e até ousam prever o que acontecerá. 

Ah, se tivesse uma receita, um manual de instruções... Pobres seres humanos! É preciso viver com verdade, com incerteza, com desconforto, com mal estar e com vazio, mesmo. É preciso saber esperar, mesmo que o vazio do coração e a vontade de preenchimento gritem e esperneiem na alma. 


terça-feira, 29 de março de 2016

capitã em alto mar

Eu quero ser a princesa de mim mesma
Colorir meu mundo com as cores que eu quiser
Chega de potenciais futuros príncipes
Eles não vão preencher meu vazio, não podem
(Aliás, eles sequer existem)
Eu serei rainha de mim
Dona do meu destino - ou pelo menos das minhas escolhas
Os caminhos que trilhar, as alternativas que surgirem, as escolhas que eu fizer
Tudo
Baseado em mim, no que sou, no que sinto, no que penso
Nos meus porquês e nos meus encucamentos
Porque eu sou isso aqui
E tentar fugir disso não vai me fazer feliz, muito menos aprender algo
Eu preciso encarar a mim mesma
Viver quem eu sou
Reagir como eu reagiria e não como outrem o faria
Porque se assim for, eu nunca vou viver a maior expressão de mim mesma
Quero influência de mim sobre mim, além do mundo externo
Além das coisas, das pessoas - e isso é o que mais tem
É bater no peito e dizer "sim, eu assumo e me comprometo"
Para errar e cair de cara, de novo e de novo
Quantas vezes for necessário
Para acertar e confiar mais em mim
Deixar fluir meu proceder
Porque eu sou assim
Esse turbilhão de sentimentos e pensamentos
Medos, inseguranças, angústias, ansiedades, planos, desejos, necessidades, expectativas, fantasias, amor, paixão, decepções, frustrações
Tão intensa, tão cheia de vida
Tenho ansiedade e pressa de viver
Sendo eu, vivendo a Camila que sempre esteve bem aqui dentro, escondida
Mas que agora é livre, se permite, se expõe, se expressa ao mundo, se impõe
Há sempre tempo para ser
E eu só quero ser eu
Sair camilando pelo mundo, por aí, pelas ruas, bairros, praças, trilhas e rumos da vida
Destruir, construir, destruir de novo e reconstruir
E receber desse processo o que mais ninguém pode me oferecer: amor próprio, autoconfiança
Fazer por mim o que ninguém mais pode fazer: me amar e ser
eu.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

O que não se nomeia

eu não sei o que dizer
não sei o que fazer
e nem o que pensar
às vezes 
eu só sei sentir
e mesmo assim
não sei nomear
e se é isso que eu tenho
é com isso que eu vou

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cócegas na alma

Brisa no coração
Vontade de encolher os pés
Borboletas no estômago
Um sonho calmo, suave, doce e intenso ao mesmo tempo
Frio na barriga
Brilho nos olhos
Sorriso aberto
radiante
É charme, desejo, sedução
Vontade, fome e sede
insaciáveis
A angústia pelo "de novo"
A saudade não assumida
contida
Os malabares da imaginação
A expectativa da próxima conversa
do próximo encontro
da próxima expectativa
Desejo por mais desejo.